Seu guia brasileiro exclusivo na Europa Oriental

27.8.09

A cidade das 5 línguas

Em 25 de julho visitei novamente Cernăuţi (Чернівці, Czerniowce, Czernowitz, Tschernowitz, Chernivtsi), antiga capital da Bucovina (1775-1918), província mais oriental do Império Austro-Húngaro, atualmente, junto com Lviv, na antiga Galícia, principal centro cultural da Ucrânia ocidental. Apelidada como Pequena Viena, a cidade ainda mantém viva a atmosfera austríaca, sobretudo graças às obras realizadas para comemorar, em 2008, os 600 anos da sua primeira menção documental. Na foto [do autor], a cinegoga, como é popularmente conhecida a sala de cinema instalada no antigo prédio da sinagoga central, um dos contundentes testemunhos da antiga presença judaica.
Com o fim da I Guerra, Cernauti passou a integrar o território da Romênia. Conforme os dados do censo de 1930, dos 113 mil habitantes dessa cidade, possivelmente a mais multiétnica da Europa Centro-Oriental, 43 mil eram judeus que viviam em harmonia com romenos, alemães, ucranianos e poloneses. Mais da metade da população judaica foi dizimada durante a II Guerra pelo regime do Marechal Antonescu, em colaboração com a Alemanha nazista. Com a instauração do regime soviético em 1944, quando a parte setentrional da Bucovina passou a fazer parte da República Socialista Soviética da Ucrânia, judeus, alemães, romenos, poloneses e ucranianos foram deportados, a cidade tendo sido repopulada com cidadãos profundamente ligados à cultura russa, oriundos de diferentes regiões da União Soviética.

A população atual, conforme o censo de 2001, soma 240 mil habitantes, dentre os quais 1.300 judeus. Ao longo de sua história, a cidade acolheu e deu origem a grandes personalidades de origem judaica, tais como Rose Ausländer, Paul Celan, Joseph Schmidt, Karl Emil Franzos, Abraham Goldfaden, Nathan Birnbaum, Alfred Margul-Sperber, Wilhelm Reich e Joseph Schumpeter.

A 35km de Siret, na fronteira romena, a cidade e seus arredores constituem importante atração turística, com inúmeros monumentos históricos que testemunham seu rico passado multicultural.

14.8.09

A shtetl de Nova Sulitza

Estive no fim-de-semana passado em Noua Suliţă (Suliţa Târg, Suliţa, Novoselytsya, Новоселиця, Новоселица, Nowoselyzja, Nowosielica, Nowosielitza), na região histórica da Bessarábia, desde 1991 em território da Ucrânia independente, perto da fronteira com a Romênia, onde visitei o imenso e antigo cemitério judaico local [foto do autor].

Às margens do rio Prut, Nova Sulitza foi mencionada documentalmente pela primeira vez em 1456, tendo pertencido ao Principado da Moldávia até 1812. Com a transferência da Bessarábia para o Império Russo, sua metade oriental passou para o domínio russo, ao passo que sua metade ocidental, desde 1775, já pertencia à província austro-húngara da Bucovina.

Em 1905 foi inaugurada a estação de trem local, numa linha existente desde o último quarto do século XIX, e que se transformou no principal ponto de trânsito de couro bovino exportado para o Império Austro-Húngaro. A estação ficou famosa pelo fato de ali o célebre jornalista norte-americano John Reed ter iniciado, em 1915, sua viagem à Rússia para cobrir a Revolução Bolchevique.

Com o fim da I Guerra Mundial, a cidade passou integralmente para a Romênia e, com a II Guerra Mundial, para a União Soviética.

Em 1930, a cidade, segunda maior da província romena de Hotin e importante centro comercial, contava com uma população de 5000 habitantes, dentre os quais cerca de quatro quintos eram judeus Era servida por diversas agências bancárias, um ginásio e um hospital israelitas, uma sinagoga, uma agência dos correios e telégrafos, um liceu comercial, um ginásio industrial, um tribunal, dois cinemas e aeroporto.

Atualmente a cidade conta com pouco mais de 8000 habitantes, dentre os quais cerca de meia dúzia de famílias judias.