Seu guia brasileiro exclusivo na Europa Oriental

9.6.10

Serebrenic e Bitelman

No fim do mês de maio, guiei o casal Tatiana e Jaime Serebrenic de São Paulo numa viagem rumo às suas raízes bessarábias. Após termos visitado Bucareste e conhecido um pouco da Bucovina meridional, com seus impressionantes mosteiros centenários que foram declarados pela UNESCO patrimônio da humanidade, cruzamos a fronteira romena perto de Iasi rumo a Chisinau.

Na capital da República Moldova, além de ter podido visitar com seu marido uma sinagoga Chabad e conhecido antigos prédios que pertenciam à numerosa comunidade israelita, Tatiana pôde localizar, no cemitério judaico local, túmulos de diversos parentes, sobretudo o do tio de seu pai, Michel Bitelman (foto).

Em seguida, adentramos pela Bessarábia setentrional, visitando Orhei, Balti, Edinet e Briceni. O pai de Jaime partiu em 1930 de Edinet para o Brasil, e visitar a cidade de suas origens era um antigo sonho que, conforme a fotografia ao lado, pode-se comprovar que se realizou.

Fotos: do autor.

8.6.10

Visita a Edinet

Em visita a Edinet, no norte da Bessarábia, em maio deste ano, enquanto guiava a família Serebrenic de São Paulo, tive a ocasião de fotografar a casa de um dos quatro judeus bêbados da cidade, hoje em ruínas, conforme indicou-me o Senhor Leon Akkerman, um dos raros judeus que lá restaram:

E, abaixo, casa que no passado constituiu uma das inúmeras sinagogas dessa cidade que, de acordo com o censo de 1930, de um total de quase 6 mil habitantes, contava com uma população de cerca de 5.300 judeus:

Do outro lado da rua, encontra-se a casa da família Akkerman, de arquitetura típica da região e que, como inúmeras outras, abrigava tradicionais famílias judias quase completamente dizimadas a partir de julho de 1941, quando as forças conjuntas alemã e romena rechaçaram os soviéticos e tomaram a cidade:

Fotos: do autor.