Seu guia brasileiro exclusivo na Europa Oriental

4.7.08

Judeus romenos maçons em Aracaju

Saul Kaminsky, Elias e Marcos Roitman, Maurício Lerner, todos romenos, dominavam o ramo de móveis, com fabricação própria, ou vendendo produtos do Paraná e de Santa Catarina, considerados os melhores do Brasil.

Saul Kaminsky nasceu na Bessarábia, Romênia, em 16 de outubro de 1905. Casado com Lúcia Kaminsky, pai de Joel Kaminsky, nascido em Aracaju em 2 de abril de 1930, ingressou na Loja Cotinguiba [da Maçonaria de Aracaju] em 6 de outubro de 1934.

Marcos Roitman nasceu na mesma Bessarábia, na Romênia, em 25 de outubro de 1898, iniciando-se na Maçonaria já casado com Paulina Roitman, em 26 de setembro de 1940.

Elias Roitman [foto], procedente do mesmo lugar da Romênia, nascido em 8 de dezembro de 1905, entrou para a Loja Cotinguiba em 21 de outubro de 1939.

Marcos Roitman era proprietário de A Mobiliadora, fábrica de móveis situada na rua de João Pessoa 29, enquanto Elias Roitman sucedia Isaac Udermann, à frente da Casa Colombo, nos endereços novos de rua de João Pessoa 73 e 199 (antes era na mesma rua, no número 81). Era uma fábrica movida a eletricidade, como anunciava.

Maurício Lerner nasceu na Romênia em 28 de agosto de 1913, era solteiro quando iniciou-se entre os maçons, em 13 de janeiro de 1940. Comerciante, era sócio de José Chapermann na Mobiliária Brasil, na rua Inácio Barbosa 156, que representava em Sergipe os colchões Probel.

Fonte: Artigo Estrangeiros em Aracaju, do historiador Luiz Antônio Barreto, publicado em 09 de maio de 2005 pelo Portal Infonet.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, achei muito interessante o que escreveu.Sou a bisneta de Saul Kaminsky e Lucia Kaminsky.Achei seu blog por um acaso, qd procurava algumas coisas aqui na net.Parabens!
Lucia Kaminsky.

Anonimo.f disse...

Bessarábia não é uma cidade e nem um ditrito da Romênia é simplesmente a atual Moldávia! Antigamente a Moldávia se chamava Bessarábia mas depois de tantos ocorridos por causa da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria,o nome do país passou a ser Moldávia ! Então, eles são judeus moldavos e não judeus romenos !