Seu guia brasileiro exclusivo na Europa Oriental

11.12.09

Teatro iídiche de Iasi

Em 26 de novembro, foi lançada uma emissão filatélica conjunta Romênia-Israel (imagem ao lado), dedicada a Avram Goldfaden (1840-1909), criador do primeiro teatro iídiche do mundo, na cidade romena de Iaşi.

Nascido em 1840 no vilarejo russo de Staro-Konstantin, Avram Goldfaden muda-se para Odessa em 1866, após concluir seus estudos na escola rabínica de Simferopol, onde inicia uma intensa atividade criativa como dramaturgo e poeta.

Em 1875 parte para Munique no intuito de estudar Medicina. Abandona os planos e, após uma breve estada em Cernăuţi, Golfaden muda-se para Iaşi, convidado a ser o editor de um jornal e a montar suas peças na qualidade de ator, autor, diretor e músico.

Em 19 de agosto de 1876, tem lugar a primeira representação do grupo de teatro iídiche por ele criado, que passa a realizar turnês por Odessa, Brăila, Galatz, Botoşani e Bucareste, onde ganha um palco permanente.

A partir de 1887, continua sua atividade teatral em Nova York com outros pioneiros do teatro iídiche, onde continua montando e compondo, com grande êxito, peças e musicais até a sua morte, em 1908.

Fonte: Romfilatelia

Nenhum comentário: