Seu guia brasileiro exclusivo na Europa Oriental

27.1.09

Da Transilvânia a Minas Gerais

De Halmeu a Belo Horizonte (Belo Horizonte, edição do autor, 2003) de Henry Katina, é um livro emocionante. Ao descrever sua trajetória desde a cidadezinha transilvana de Halmeu, na Romênia, até Belo Horizonte, o autor nos proporciona uma síntese da vida das comunidades judias do Leste europeu, de Halmeu especificamente, dos anos que vivenciou o esfacelamento de sua família e, em âmbito mais geral, da Europa, na II Grande Guerra. Além desse recorte aborda o período de desenvolvimento econômico do pós-Guerra vividos na Suécia, no Canadá e no Brasil.

Dividido em quatro grandes capítulos e pequenos subcapítulos, De Halmeu a Belo Horizonte conta a história de Henry, um menino de 13 anos, que, na noite de Pessach, tem a vida em família interrompida pela perseguição do regime nazista. Nessa luta, perde o pai, a mãe, o irmão caçula de 9 anos, os dois irmãos mais velhos, o cunhado e a sobrinha recém-nascida.

Dias depois da Páscoa, os judeus de Halmeu, juntamente com a família Katina, começaram a ser transferidos de modo definitivo para o gueto da cidade de Nagyszölös (atual Vynohradiv, na Ucrânia), onde começa o seu périplo de deportações, que só terminará em Bergen-Belsen, com a libertação do campo realizada pelas tropas inglesas.

Fonte: artigo De Halmeu a Belo Horizonte: Um Testemunho da Shoah no Brasil, de Raquel Teles Yehezkel, publicado pelo Arquivo Maaravi

Nenhum comentário: